DOI: 10.17151/kepes.2019.16.20.7
Como Citar
Pombo, F., & Fisker, A. M. (2019). Quiasma e cenários para todos os sentidos - o possível escondido no museu Faaborg : um ensaio visua. Kepes, 16(20), 153–168. https://doi.org/10.17151/kepes.2019.16.20.7

Autores

Anna Marie Fisker
University of Aveiro
amf@civil.aau.dk
https://orcid.org/0000-0001-7039-7865

Resumo

Fundado nos laços entre a arquitectura e a fenomenologia, este texto pretende contribuir para o debate sobre o espaço-museu como cenário para explorar atmosferas para uma experiência corpórea desse espaço específico e das obras de arte aí expostas. O conceito de quiasma (Merleau-Ponty, Le Visible et l’Invisible) aparece como uma ordem da realidade que convida à experiência de todos os sentidos em vez do conceito de entre-dois (l’entre-deux: Merleau-Ponty, Phénoménologie de la Perception) que ainda inclui dualidade. Quiasma enfatiza que o ente está imerso no espaço, relembrando, segundo a nossa interpretação, o que Deleuze refere com o termo milieu e devenir. O resultado da nossa análise é um ensaio visual crítico. O convite e permissão para explorar o potencial fenomenológico do Museu Faaborg dentro do quadro teórico mencionado – e penetrar entre o seu passado e presente – baseia-se numa série de fotografias da fotógrafa de arquitectura Hélène Binet, através dos temas: A Walk (Um Passeio) the Furniture (O Mobiliário), Passages (Passagens), Details and the Art (Detalhes e a Arte). A escolha do ensaio visual crítico pretende que os elementos visuais formem parte integral das nossas interpretações e leituras deste específico interior e ambiente. O ensaio visual permite ainda recolher e debater o conceito de quiasma no contexto do espaço do museu. A discussão sobre os elementos arquitectónicos que possibilitam a exploração de atmosferas implica um processo que, em fusão, produz um trabalho irresistível em que imagens, fotografias, arte e textos têm um papel importante e essencial para delinear uma investigação intelectual crítica.

Binet, H. (2012). The Photographs of Hélène Binet. Phaidon Press Limited, London.

Merleau-Ponty, M. (2008). The World of Perception. [La Phénoménologie de la Perception, 1945] Routledge, UK.

Messaris, P. (1997). Visual persuasion: The role of images in advertising. Thousand Oaks,CA: Sage Publications, Inc.

Norberg-Schulz, C. (1980). Genius loci: towards a phenomenology of architecture. Rizzoli, New York.

Pallasmaa, J. (2005). The Eyes of the Skin. Architecture and the Senses, Chichester,John Wiley & Sons Ltd.

Petersen, C. (1983). Colors: Lecture by Architect Carl Petersen 1924. Published in Cras, Copenhagen.

Petersen, C. (1979). Contrasts: Lecture by Architect Carl Petersen. Published by HakonStephensen: ArkitektensForlag, Copenhagen.

Petersen, C. (1979). Textural Effects: Lecture by Architect Carl Petersen 1919. Published by HakonStephensen: ArkitektensForlag, Copenhagen.

Sekula, A. (1982). On the invention of photographic meaning. In V. Burgin (Ed.), ThinkingPhotography (pp. 84-109). London: Macmillan Press. https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-1-349-16716-6_5

Zumthor, P. (2006). Atmosphären: ArchitektonischeUmgebungen. Die Dinge um mich herum. [Atmospheres: Architectural Environments, Surrounding Objects] Basel: Birkhäuser.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Sistema OJS - Metabiblioteca |