DOI: 10.17151/hpsal.2018.23.1.4
Como Citar
1.
Brosio D, Alomo M, Basanisi C, Gieco A, Insaurralde J, Joskowicz A, Rosso MF. Estrategia de promoção das leituras com adultos em um contexto de internação hospitalaria. Hacia Promoc. Salud [Internet]. 28º de dezembro de 2017 [citado 24º de agosto de 2024];23(1):41-55. Disponível em: https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/hacialapromociondelasalud/article/view/3615

Autores

Diego Brosio
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
dr.brosio@gmail.com
http://orcid.org/0000-0002-5021-2779
Mayra Alomo
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
mayra.alomo@yahoo.es
http://orcid.org/0000-0001-9224-4587
Claudio Basanisi
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
basanisiclaudio@hotmail.com
http://orcid.org/0000-0003-1384-650X
Agostina Gieco
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
agosgieco@hotmail.com
http://orcid.org/0000-0001-8268-938X
Julieta Insaurralde
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
july_insaurralde@hotmail.com
http://orcid.org/0000-0002-0312-1022
Adán Joskowicz
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
adanjoskowicz@hotmail.com
http://orcid.org/0000-0001-6596-4394
María Florencia Rosso
Hospital General de Agudos Doctor Enrique Tornú
m.flor.rosso@gmail.com
http://orcid.org/0000-0003-3902-6737

Resumo

Objetivo: Mostrar evidencia empírica à estratégia de promoção das leituras em sua dimensão reparadora desde as elaborações conceituais de Michèle Petit. Materiais e métodos: Estudo qualitativo, descritivo e retrospectivo, realizado em base aos registros das intervenções do equipo de promoção das leituras, efetuadas entre agosto de 2014 e agosto de 2016. A estratégia se levou a cabo a través de três modalidades: empréstimo, graça de livros, leituras em voz alta e produções artísticas em contexto de internação nas unidades 5 e 6 do Serviço de Clínica Médica do Hospital General de Agudos Doutor Enrique Tornú. O instrumento de registro tem a modalidade participante, aberta e sistemática. A técnica para o registro e estandardização do observado é a imagem, a qual busca mostrar o expressado pelos próprios atores. Resultados: Destacam-se os efeitos reparadores da estratégia de promoção das leituras, em suas duas dimensões: a geração de um espaço íntimo dentro de um espaço público e o processo de subjetivação. Apresentam se a estes resultados, a partir da categorização e análise dos conceitos trabalhados por Michèle Petit. Conclusões: Foi possível aportar evidencia empírica à estratégia de promoção das leituras em contexto de internação hospitalaria. O instrumento de imagens se configura como pertinente para dita estratégia.

1. Petit M. El arte de la lectura en tiempos de crisis. Ciudad de México: Océano Travesía; 2009.

2. Petit M. La lectura reparadora. En: Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica; 2001. p. 67-84.

3. Petit M. Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica ; 2001.

4. Petit M. Saltar al otro lado. En: El arte de la lectura en tiempos de crisis. Ciudad de México: Océano; 2009. p. 60-75.

5. Bórquez MJ., González L., Kielmanovich M., Martínez A., Salinas C., Varela D. Promoción de las lecturas, una apuesta a la salud. Salud y Población. 2012; 7 (1): 69-73.

6. Barilá L, Campero MJ, Cavaro MF, Cusi D, Figueroa A, Marques de Paiva L, et al. Promoción de las lecturas con personas mayores internadas en un hospital general de agudos. Neurama. 2016; 3 (1): 10-15.

7. Serradas-Fonseca M. El valor terapéutico de la lectura en el medio hospitalario. Aula. 1999; 11 (1): 233-245.

8. Deberti-Martins C. Leer: un derecho… también en el hospital. Información, Cultura y Sociedad. 2011; 25 (1): 145-152.

9. Ceribelli C, Nascimento LC, Pacífico-Soraya MR, García de Lima RA. La mediación de la lectura como recurso de comunicación con niños hospitalizados. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2009; 17 (1): 81-87.

10. Correa P. Programa de lectura en ambientes hospitalarios “Palabras que acompañan”. Primer Congreso Internacional de Pedagogía Hospitalaria en Colombia. Colombia. 2015.

11. Taylor SJ, Bodgan R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Madrid: Dykinson; 1994.

12. Schütz A. Formación de conceptos y teorías en las ciencias sociales. Estudios sobre teoría social. Buenos Aires: Amorrortu; 1954.

13. Guber R. El salvaje metropolitano. Reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós; 2004.

14. Barter C, Renold E. The use of vignettes in qualitative research. Social Research Update. 1999; 25 (1): 1-4.

15. Yáñez-Gallardo R, Ahumada AH, Rivas-Aguayo E. La técnica de viñeta y su aplicación en investigaciones en enfermería. Cienc Enferm. 2012; 18 (3): 9-15.

16. Guido R. Proceso creador y dimensión lúdica en el arte. En: Matoso E, editor. El cuerpo incierto. Buenos Aires: Letra Viva; 2006. p. 135-164.

17. Tatti V, Petit M. La lectura construye a las personas, repara, pero no siempre es un placer. Revista de Cultura Ñ. 2009. Disponible en: http://edant.revistaenie.clarin.com/notas/2009/06/29/_-01948893.htm.

18. Guglielmo-Cavallo R, Chartier R. Historia de la lectura en el mundo occidental. Madrid: Taurus; 1997.

19. Menéndez E. Modelos de atención de los padecimientos: de exclusiones teóricas y articulaciones prácticas. Ciência & Saúde Coletiva. 2003; 8 (1): 185-207.

20. Testa M. El hospital visto desde la cama del paciente. Salud, Problema y Debate. 1993; 5 (9).

21. Salaberria R. Entrevista a Michèle Petit, Antropóloga, investigadora de la lectura. Imaginaria. Disponible en: http://www.imaginaria.com.ar/02/3/petit.htm.
Sistema OJS - Metabiblioteca |