Como Citar
1.
Escobar Potes MP, Franco Peláez ZR, Duque Escobar JA. O autocuidado: um compromisso da formação integral em educação superior. Hacia Promoc. Salud [Internet]. 1º de julho de 2011 [citado 3º de julho de 2024];16(2):132-46. Disponível em: https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/hacialapromociondelasalud/article/view/1912

Autores

María Pilar Escobar Potes
Universidad de Caldas. Manizales
pilares@ucaldas.edu.co
Zoila Rosa Franco Peláez
Universidad de Caldas. Manizales
zoila.franco@ucaldas.edu.co
Jorge Alberto Duque Escobar
Universidad de Caldas. Manizales
jorge.duque_e@ucaldas.edu.co

Resumo

Objetivo: descobrir nas expressões dos docentes a relação do autocuidado com a formação integral na  Universidade de Caldas, Manizales, entre 2008 e 2010. Método: pesquisa qualitativa interpretativa, indagou  se sobre os significados e sentidos que tem para os docentes a formação integral e sua relação com o  autocuidado. Unidade de trabalho: 34 docentes, unidade de analise: expressões aportadas pelos docentes  em grupos focais. Solicitou se o consentimento informado aos participantes. Categorias de analise: ser,  saber, conscientização, atuar e interatuar. Descobrimentos e discussão: “Eu parto do pressuposto de que é a  capacidade negociadora do estudante o que permite auto-regulasse; que implica uma dimensão humana,  porque esta requeira se ao igual que a capacidade cognitiva, que devem integrar se como condição  particular da vida para trabalhar todas as funções cognitivas e executivas complexas, a capacidade de auto- regularse permite manejar minha própria vida e situar me tendo todas as possibilidades”. Parece ser que o  problema do autocuidado faz referência à consciência sobre o que é a vida, o corpo, a saúde e o bem- estar  incluindo as esferas que constituem ao ser humano. Conclusão: a formação integral logra se por meio dum  processo educativo, indica aquelas ações dirigidas para adiante, que educam e envolvem ao docente, é dizer, o inclui como aquela pessoa que ensina. Permite enriquecer aos sujeitos comprometidos no sentido que  orientam até o aperfeiçoamento de suas qualidades e virtudes. Os professores ressaltam a importancia de  seu atuar acadêmico como emulo para os estudantes.

Colombia. Constitución Política de Colombia de 1991. [en línea] 2011 [citado 2011 Jun 30]. Disponible en URL: http://es.wikisource.org/wiki/Constituci%C3%B3n_de_Colombia_de_1991

Flacso. Módulo 1, parte 2. Determinantes sociales de la salud. [en línea] 2010 [citado 2010 sep 25]. Disponible en URL: http://salud.ciee.flacso.org.ar/files/flacso/pdf/Modulo1.pdf

Uribe T. El autocuidado y su papel en la promoción de la salud. [en línea] 2010 [citado 2011 May 30]. Disponible en URL: http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd26/fulltexts/0467.pdf

Ferrater J. Diccionario de Filosofía. 2a Edición. Barcelona: Ariel; 2009.

Morin E. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Bogotá D.C.: Republica de Colombia, Ministerio de Educación Nacional, UNESCO; 2000.

Vanegas J. El cuerpo a la luz de la fenomenología. Manizales: Universidad Autónoma de Manizales; 2001.

Acodesi – Flacsi. Propuesta educativa de la Compañía de Jesús. Bogotá; 1999.

Colombia. Ley 115 de 1994. [en línea] 2011 [citado 2011 Jun 30]. Disponible en URL: www.unal.edu.co/secretaria/normas/ex/L0115_94.pdf

Ivanovich Oparin A. El origen de la vida. Moscú: Principia Editores; 1923.

Neil R. Filosofía y ciencia del cuidado. En: Modelos y teorías en enfermería. Madrid: Elsevier Science; 2002.

Taylor S. La teoría enfermera del déficit de autocuidado. En: Modelos y teorías en enfermería. Madrid: Elsevier Science; 2002.

Núñez J. Las seis versiones de la bioética. Persona y Bioética 1998; 2(4). Santafé de Bogotá: Universidad de la Sabana.

Muñoz L, Ruiz C, Arias M. Prácticas de autocuidado de la salud de la mujer. En: Dimensiones del cuidado. Facultad de Enfermería. Universidad Nacional de Colombia; 1998.

Gómez R. La dignidad humana en el proceso salud enfermedad. Bogotá: Universidad Externado de Colombia; 2008.

Fakouri C. El modelo de introspección, cuidado y curación. En: Modelos y teorías en enfermería. Madrid: Elsevier Science; 2002.

Brennan B. Manos que curan. Santafé de Bogotá: Círculo de Lectores; 1991.

Mejía O. De la prehistoria a la medicina egipcia. Manizales: Universidad de Caldas; 1999.
Sistema OJS - Metabiblioteca |