Autores
Resumo
Objetivo: desenvolver e aplicar uma ferramenta interativa que proporcione uma experiência virtual no tema da semiologia neurológica e propicie o logro de aprendizagem profundos desta e o melhoramento no processo de aprendizagem dos estudantes de medicina da Universidade de Caldas no ano 2010. Materiais e métodos: pesquisa de tipo observacional analítico de cohorte com desenvolvimento de duas ferramentas informáticas: BLOG educativo e CD com apoios audiovisuais. Povoação de pesquisa: 52 estudantes de medicina da Universidade de Caldas que cursavam Semiologia Geral no primeiro semestre de 2010: 24 homens e 28 mulheres entre 18 e 24 anos. Os participantes do BLOG foram 30 estudantes e os não participantes, 22. Os momentos avaliados foram 3: ao inicio, na metade e ao final do semestre; em cada avaliação analisaram se quatro categorias de aprendizagem profundo: capacidade de analise, riqueza de vocabulário técnico, riqueza conceptual e resolução de problemas. Resultados: Na maioria dos estudantes que participaram no BLOG predominaram as respostas adequadas em cada uma das categorias de aprendizagem profunda. Conclusões: O uso de uma ferramenta informática para os ensinamentos e a aprendizagem da semiologia neurológica ser útil para facilitar a aquisição de aprendizagens profundas; desenvolvimento do BLOG permitiu aos estudantes adquirir confiança ao momento de realizar o exame clinico dos pacientes.
Palavras-chave:
Referências
Badillo R. Problemas de Enseñanza Aprendizaje en Medicina. Soluciones académicas y computarizadas (Parte I). Acta Med Colomb 2003; 28(1):40-4.
Carrizosa J, Cornejo J. Enseñanza de la neurología en el pregrado médico. Acta Neurol Colomb 2003; 19(4):191-8.
Superintendencia Nacional de Salud. 20 minutos, tiempo mínimo de consulta médica: Superintendencia Nacional de Salud. 2005. [Citado 2010 Ago 23]. Disponible en URL: http://www.asmedasantioquia.org/momento_medico/edicion_86/supersalud
Youssef FF. Neurophobia and its implications: evidence from a Caribbean medical school. BMC Med Educ 2009; (9):39.
Eurolo J, Álvarez G. Enseñanza de la neurología en el pregrado: propuesta de una nueva metodología. Rev Chil Neuro-Psiquiatr 2004; 42(2):131-7.
Díaz R, Ruano M, Chacón A, Vera A. Perfil neuroepidemiológico en la zona centro del departamento de Caldas (Colombia): 2004 - 2005. Rev Neurol 2006; 43(11):646-52.
Telesalud Universidad de Caldas. Educación virtual. [Citado 2010 Sep 2]. Disponible en URL: http://telesalud.ucaldas.edu.co
Delgado M, Solano A. Estrategias Didácticas Creativas en Entornos Virtuales para el Aprendizaje. Actualidades Investigativas en Educación [serie en línea] 2009 [citado 2010 Sep 6]; 9(2):1-21. Disponible en URL: http://revista.inie.ucr.ac.cr
Barth L, Mariño S, Bonomo D. Construcción de un entorno virtual para el aprendizaje de la Embriología General Humana. Com Cient y Tecn 2004; 36:155-74.
Casado R. El aprovechamiento de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) para la creación de redes de aprendizaje colaborativo: La experiencia de Telefónica de España. [Citado 2010 Sep 3]. Disponible en URL: http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/tele_aprendizaje/casado.htm
González M. NETCampus, una solución integral para la formación a distancia a través de sistemas virtuales. online educa Madrid 2000. [Citado 2010 Sep 8]. Disponible en URL: http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/metodologia/arechabaleta.htm
Noa L, Gil J. El ABC de las nuevas tecnologías. Experiencias sobre un curso en la web. [Citado 2010 Sep 3]. Disponible en URL: http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/metodologia/noa.htm
White RT, Mitchell IJ. Metacognition and the quality of learning. Studies in Science Education 1994;23:21-37.
Chin C, Brown DE. Learning in science: A comparison of deep and surface approaches. Journal of Research in Science Teaching 2000;37(2):109-38.
Olsher G, Beit BO. Biotechnologies as a context for enhancing junior high-school student’s ability to ask meaningful questions about abstract biological processes. International Journal Science Education 1999;21(2):137-53.
Sawyer RK. Introduction: The new science of learning. In: Sawyer RK, editor. The Cambridge handbook of the learning sciences. Cambridge: Cambridge University Press; 2006. p.1-16
Pardo N. Lecciones de Semiología Neurológica. 1ra ed. Manizales: Centro Editorial Universidad de Caldas; 2005.
Tamayo O. Teorías pedagógicas: relaciones entre la pedagogía y la didáctica [Tesis de Maestría]. Manizales: Universidad de Caldas; 2008.
Farell, G. El desafío de las nuevas tecnologías de la información y las comunicaciones para los docentes de la educación médica. Rev Cubana Educ Med Super 2002; 16(1):37-46.
Zinchuk AV, Flanagan EP, Tubridy NJ, Miller WA, McCullough LD. Attitudes of US medical trainees towards neurology education: “Neurophobia” - a global issue. BMC Medical Education 2010;10:49.
Coll C, Monereo C. Psicología de la educación virtual: aprender y enseñar con las tecnologías de la información y la comunicación. 1ª ed. Madrid: Morata SL; 2008.