Como Citar
1.
Ramírez Zuluaga LP, Tamayo Alzate Óscar E. Aprendizagem profunda em semiologia neurologico mediante uma ferramenta informatica. Hacia Promoc. Salud [Internet]. 1º de julho de 2011 [citado 23º de novembro de 2024];16(2):109-20. Disponível em: https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/hacialapromociondelasalud/article/view/1910

Autores

Liliana Patricia Ramírez Zuluaga
Universidad de Caldas. Manizales
liliana.ramirez@ucaldas.edu.co
Óscar Eugenio Tamayo Alzate
Universidad de Caldas. Manizales
oscar.tamayo@ucaldas.edu.co

Resumo

Objetivo: desenvolver e aplicar uma ferramenta interativa que proporcione uma experiência virtual no tema  da semiologia neurológica e propicie o logro de aprendizagem profundos desta e o melhoramento no  processo de aprendizagem dos estudantes de medicina da Universidade de Caldas no ano 2010. Materiais e  métodos: pesquisa de tipo observacional analítico de cohorte com desenvolvimento de duas ferramentas  informáticas: BLOG educativo e CD com apoios audiovisuais. Povoação de pesquisa: 52 estudantes de  medicina da Universidade de Caldas que cursavam Semiologia Geral no primeiro semestre de 2010: 24  homens e 28 mulheres entre 18 e 24 anos. Os participantes do BLOG foram 30 estudantes e os não  participantes, 22. Os momentos avaliados foram 3: ao inicio, na metade e ao final do semestre; em cada  avaliação analisaram se quatro categorias de aprendizagem profundo: capacidade de analise, riqueza de  vocabulário técnico, riqueza conceptual e resolução de problemas. Resultados: Na maioria dos estudantes  que participaram no BLOG predominaram as respostas adequadas em cada uma das categorias de  aprendizagem profunda. Conclusões: O uso de uma ferramenta informática para os ensinamentos e a  aprendizagem da semiologia neurológica ser útil para facilitar a aquisição de aprendizagens profundas;  desenvolvimento do BLOG permitiu aos estudantes adquirir confiança ao momento de realizar o exame  clinico dos pacientes.

Forbes C, Jackson W. Atlas de Medicina Interna. 2da. ed. Madrid: Harcourt Brace; 1998.

Badillo R. Problemas de Enseñanza Aprendizaje en Medicina. Soluciones académicas y computarizadas (Parte I). Acta Med Colomb 2003; 28(1):40-4.

Carrizosa J, Cornejo J. Enseñanza de la neurología en el pregrado médico. Acta Neurol Colomb 2003; 19(4):191-8.

Superintendencia Nacional de Salud. 20 minutos, tiempo mínimo de consulta médica: Superintendencia Nacional de Salud. 2005. [Citado 2010 Ago 23]. Disponible en URL: http://www.asmedasantioquia.org/momento_medico/edicion_86/supersalud

Youssef FF. Neurophobia and its implications: evidence from a Caribbean medical school. BMC Med Educ 2009; (9):39.

Eurolo J, Álvarez G. Enseñanza de la neurología en el pregrado: propuesta de una nueva metodología. Rev Chil Neuro-Psiquiatr 2004; 42(2):131-7.

Díaz R, Ruano M, Chacón A, Vera A. Perfil neuroepidemiológico en la zona centro del departamento de Caldas (Colombia): 2004 - 2005. Rev Neurol 2006; 43(11):646-52.

Telesalud Universidad de Caldas. Educación virtual. [Citado 2010 Sep 2]. Disponible en URL: http://telesalud.ucaldas.edu.co

Delgado M, Solano A. Estrategias Didácticas Creativas en Entornos Virtuales para el Aprendizaje. Actualidades Investigativas en Educación [serie en línea] 2009 [citado 2010 Sep 6]; 9(2):1-21. Disponible en URL: http://revista.inie.ucr.ac.cr

Barth L, Mariño S, Bonomo D. Construcción de un entorno virtual para el aprendizaje de la Embriología General Humana. Com Cient y Tecn 2004; 36:155-74.

Casado R. El aprovechamiento de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) para la creación de redes de aprendizaje colaborativo: La experiencia de Telefónica de España. [Citado 2010 Sep 3]. Disponible en URL: http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/tele_aprendizaje/casado.htm

González M. NETCampus, una solución integral para la formación a distancia a través de sistemas virtuales. online educa Madrid 2000. [Citado 2010 Sep 8]. Disponible en URL: http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/metodologia/arechabaleta.htm

Noa L, Gil J. El ABC de las nuevas tecnologías. Experiencias sobre un curso en la web. [Citado 2010 Sep 3]. Disponible en URL: http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/metodologia/noa.htm

White RT, Mitchell IJ. Metacognition and the quality of learning. Studies in Science Education 1994;23:21-37.

Chin C, Brown DE. Learning in science: A comparison of deep and surface approaches. Journal of Research in Science Teaching 2000;37(2):109-38.

Olsher G, Beit BO. Biotechnologies as a context for enhancing junior high-school student’s ability to ask meaningful questions about abstract biological processes. International Journal Science Education 1999;21(2):137-53.

Sawyer RK. Introduction: The new science of learning. In: Sawyer RK, editor. The Cambridge handbook of the learning sciences. Cambridge: Cambridge University Press; 2006. p.1-16

Pardo N. Lecciones de Semiología Neurológica. 1ra ed. Manizales: Centro Editorial Universidad de Caldas; 2005.

Tamayo O. Teorías pedagógicas: relaciones entre la pedagogía y la didáctica [Tesis de Maestría]. Manizales: Universidad de Caldas; 2008.

Farell, G. El desafío de las nuevas tecnologías de la información y las comunicaciones para los docentes de la educación médica. Rev Cubana Educ Med Super 2002; 16(1):37-46.

Zinchuk AV, Flanagan EP, Tubridy NJ, Miller WA, McCullough LD. Attitudes of US medical trainees towards neurology education: “Neurophobia” - a global issue. BMC Medical Education 2010;10:49.

Coll C, Monereo C. Psicología de la educación virtual: aprender y enseñar con las tecnologías de la información y la comunicación. 1ª ed. Madrid: Morata SL; 2008.
Sistema OJS - Metabiblioteca |