Como Citar
Afonso Oliveira, N., & Valeirão, K. (2013). -. Discusiones Filosóficas, 14(23), 67–77. Recuperado de https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/discusionesfilosoficas/article/view/736

Autores

Neiva Afonso Oliveira
Universidade Federal de Pelotas
neiva.afonso.oliveira@gmail.com
Kelin Valeirão
Universidade Federal de Pelotas
kpaliosa@hotmail.com

Resumo

O presente artigo objetiva, em primeiro lugar, tratar do conceito de práxis na filosofia aristotélica enquanto ação. Em um segundo momento, o texto tenta comprovar a hipótese de que é na filosofia heideggeriana que o conceito de práxis assume uma vinculação com o sujeito. Heidegger tematiza a ética no âmbito da práxis, buscando uma contraposição entre o conceito de práxis e os conceitos de técnica e teoria e distancia-se de Aristóteles por defender que o procedimento teorético deriva da subordinação poiética.

Abbagnano, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970. Impresso.

Arendt, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. Impresso.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1987. Impresso.

Berti, Enrico. Aristóteles no século XX. São Paulo: Loyola, 1997. Impresso.

Cremaschi, Sergio. “Tendências neo-aristotélicas na Ética Atual”. Oliveira, Manfredo Araujo de. (org.). Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000. Impresso.

Gadamer, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997. Impresso.

Heidegger, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001. Impresso.

Silveira, Denis Coitinho. “A Ética Aristotélica das Virtudes e a Educação: complementaridade entre o universalismo e o particularismo”. Filosofia e Educação. 2005: 315-338. Impresso.

Silveira, Pablo. “Aristóteles y la filosofia política contemporánea: crónica de un reencuentro”. Dissertatio. 1998: 41-54. Impresso.
Sistema OJS - Metabiblioteca |