Autores
Resumo
Objetivo: Avaliar a relação espacial e estatística entre os usos de solo comercial e de serviços e os atropelamentos em Cidade Juarez. Método: Estudo longitudinal que utiliza dados da Direção Geral de Trânsito Municipal de Cidade Juarez de 2008 até 2011. Identificaram se as intersecções de maior risco mediante a análise espacial. Construiu uma base de dados socioeconômicos e se realiza uma correlação de Spearman para conhecer a relação que existe entre as variáveis: atropelados e concentração de atividades produtivas. Resultados: Obtiveram se oito zonas de análise de trânsito. Os resultados indicam que há mais risco de ser atropelado onde se apresenta uma maior densidade de emprego em serviços e comercio, assim como para a povoação de 60 anos e mais. Conclusões: Existe um alto risco de atropelamentos nas zonas com alta jerarquia intra-urbanas associadas com usos de solo com vocação ao comercio e serviços. A densidade de atropelamentos é maior ao longo das principais viabilidades urbanas.
Palavras-chave:
Referências
Peden M, Scurfield R, Sleet D, Mohan D, Hyder AA, Jarawan E, Mathers C, editores. Informe mundial sobre prevención de los traumatismos causados por el tránsito. Ginebra: Organización Mundial de la Salud; 2004.
OPS. Informe sobre el Estado de la Seguridad Vial en la Región de la Américas. Washington, D.C.: Organización Panamericana de la Salud; 2009.
Hijar M, Carrillo C, Flores M, Anaya R, López V. Risk factors in highway traffic accidents: A case control study. Accident Analysis and Prevention. 2000; 32:703-709.
Hijar M, Chu LD, Kraus JF. Cross-national comparison of injury mortality: Los Angeles County, California and Mexico City, Mexico. International Epidemiological Association. 2000; 29:715-721.
Hijar M, Kraus JFT, Tovar V, Carrillo C. Analysis of fatal pedestrian injuries in Mexico City, 1994-1997. Injury. 2001; 32:279-284.
Hijar M, Trostle J, Bronfman M. Pedestrian injures in Mexico: A multi-method approach. Accident Analysis and Prevention. 2003; 37(1):125-135.
Hijar M, Vázquez-Vela E, Arreola-Risa C. Pedestrian traffic injuries in Mexico: A country update. International Journal of Injury Control and Safety Promotion. 2003; 10:37-43.
Fuentes C, Hernández V. La Estructura Espacial Urbana y la Incidencia de Accidentes de Tránsito en Tijuana, B.C. (2003-2004). Frontera Norte. 2009; 21:1591-1607.
Fuentes C, Hernández V. Spatial environmental risk factors for pedestrian injury collisions in Ciudad Juárez, Mexico (2008-2009): implications for urban planning. International Journal of Injury Control and Safety Promotion. 2013; 20(2):169-178.
Gouvea VB, Sampedro A. Efecto de los elementos de la infraestructura viaria sobre la seguridad de la circulación; 2005 [acceso 4 de junio de 2014]. Disponible en: http://aquarius.ime.eb.br/~webde2/prof/vania/pubs/(1).pdf
Licnerski JR. Las grandes intervenciones urbanas como espacio de Centralidad. I Congreso de Urbanismo y Ordenación del Territorio, Colegio de Ingenieros de Caminos, canales y puertos; 2008 [acceso 2 de junio de 2014]. Disponible en: http://www.ciccp.es/biblio_digital/Urbanismo_I/congreso/pdf/050102.pdf
Hernández V. Gestión integral de los desastres. La percepción del riesgo en el tránsito como una de las causas de los accidentes. Tijuana: Colegio de la Frontera Norte; 2007.
Fuentes CM. La Forma Urbana y la Incidencia de Atropellamientos. En: Hernández V, coordinador. Geografía del Riesgo Vial. Siniestros de Tránsito en Ciudad Juárez. México: Universidad Autónoma de Ciudad Juárez; 2012. p.73-95.
ERSO: European Road Safety Observatory [Internet]. European Commission: ERSO; [acceso 18 de mayo de 2014]. Novice Driver. Disponible en http://www.erso.eu/knowledge/Fixed/06_young/novice%20drivers.pdf
Clark DD, Ward P, Bartle C, Truman W. Young driver accidents in UK: the influence of age, experience, and time of day. Accident Analysis and Prevention. 2006; 38(5):871-878.
Instituto Municipal de Investigación y Planeación. Plan de Desarrollo Urbano, 2009. Ciudad Juárez: Ayuntamiento de Juárez; 2009.
Fuentes CM. La estructura urbana y las diferencias espaciales en los tiempos de traslado del viaje al trabajo en Ciudad Juárez, Chihuahua. Estudios Demográficos y Urbanos. 2008; 23(1):55-81.
Observatorio de seguridad y convivencia ciudadanas del municipio de Juárez, Chihuahua. Boletín No. 4. Ciudad Juárez; 2010.
Graham DJ, Glaister S. Spatial variation in road pedestrian casualties: The role of urban scale, density and land-use mix. Urban Studies. 2003; 40(8):1591-1607.
Loukaitou Anastasia-Sideris. Is it Safe to Walk? Neighborhood Safety and Security Considerations and Their Effects on Walking. Journal of Planning Literature. 2006; 20:219-232.
Dargay J, Dermot G, Martin S. Vehicle ownership and income growth, worldwide: 1960-2030. Energy Journal. 2007; 28(4).
Daniel, W. Bioestadística. México: Editorial Limusa; 1999.
Noland RB, Mohammed AQ. A spatially disaggregate analysis of road causalities in England. Accident Analysis and Prevention. 2004; 36(6):973-984.
Cheng W, Simon PW. Experimental evaluation of hotspot identification methods. Accident Analysis and Prevention. 2005; 37(5):870-881.
Aguero-Valverde J, Jovanis PP. Spatial analysis of fatal and injury crashes in Pennsylvania. Accident Analysis and Prevention. 2006; 38(3):618-625.
Lo BPY. Validating crash locations for quantitative spatial analysis: a GIS-based approach. Accident Analysis and Prevention. 2006; 38(5):879-886.
Miranda-Moreno LF, Morency P, El-Geneidy AM. The link between built environment, pedestrian activity and pedestrian-vehicle collision occurrence at signalized intersections. Accident Analysis and Prevention. 2011; 43(5):1624-1634.
Ukkusuri S, Miranda-Moreno LF, Ramadurai G, Isa-Tavarez J. The role of built environment crash frequency. Safety Science, 2012; 50(4):1141-1151.
Koh PP, Wong YD, Chandrasekar P. Safety evaluation of pedestrian behavior and violations at signalized pedestrian crossing. Safety Science. 2014; 70:143-152.
Clifton KJ, Burnier CV, Akar G. Severity of injury from pedestrian-vehicle crashes: What can we learn from examining the built environment? Transportation Research Part D: Transport and Environment. 2009; 14(6):425-436.